sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CALENDÁRIO DO TEMPLO CASA TELUCAMA  
                            PARA 2012.
                  
                                 
"Priorize tempo para dar tempo ao tempo..." 
Graça Azevedo/Senhora Telucama

JANEIRO:
06- FESTIVAL DE MACHA/ MAGUSTHA DE MACHA.
                                        
28- LAMMAS
                                            
FEVEREIRO:
11- DIA DO SILÊNCIO.
                                      
MARÇO:
03- FESTIVAL DE CLARA DE ASSIS.

                                         
17- JOGOS DE KELTOY
                                         
31- MABBON
                            
ABRIL:
14- Festival da Energia Monetária.
                                       
28- SAMHAIN
                                     
MAIO:
19-FESTIVAL DE ARTHEMIS.

                
                                  
JUNHO:
16- Yule

                                                                                                                             
JULHO :
14- Festival de Demether

                                              
                                         

AGOSTO:
04- IMBOLC/CANDELÁRIA.
                              
24- FESTIVAL DE HECATHE.

                                         
25- CIRCULO DA PARTILHA =SOPA DOS IDOSOS CARENTES.
                                          
SETEMBRO:
22- OSTARA
                                       
OUTUBRO:
27- BELTANE
                                                                 
NOVEMBRO:
24- FESTIVAL DE RHIANNON
                                
DEZEMBRO:
08- CIRCULO DA PARTILHA  DOS IDOSOS CARENTES.

                                  
  22 - LITHA
                     
ATENÇÃO: Esperamos poder cumprir nosso calendário na sua íntegra. Entretanto, sabemos que uma ou outra data poderá ser alterada, por motivos naturais, que independem da nossa vontade, e que serão combinadas previamente com todos.
 Benção das ancestrais!
Graça Azevedo /Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama

  
Eu sou aquela que busca sempre colher, mesmo sem ter a certeza de quantas sementes conseguiu semear e  quantas brotaram...
Graça Azevedo /Senhora Telucama
visite nosso blog;  http://casatelucama.blogspot.com

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Tradição Ibero-Celta

Por Ricardo DRaco


Encontramos pelo mundo muitos descendentes de celta, essas pessoas não são celtas na forma civil, pois os países criaram seus governos e registraram seus habitantes, contudo existe a maior identificação de todas! A identificação genética, a forma científica que vai mais fundo nas questões antropológicas e que esta além da burocracia governamental.
Para àqueles que têm o sangue celta ou mesmo para aqueles que estão ligados a cultura celta de uma forma espiritual é normal o direcionamento ao conhecimento que os celtas, como um povo de grande expressão européia, nós trouxeram em termos de cultura, arte e religiosidade.
Para as pessoas que vivem perto dos castros na Europa, descendentes diretos desse povo, existe um elo muito forte, uma identificação cultural religiosa incontestável, percebemos isso em sua força guerreira, em sua maneira de observar o mundo, na sua espiritualidade, no folclore, entre tantas coisas que ligam o homem a sua casa, a sua essência.
Não é preciso ser um geneticista para entender essa ligação, basta ter feito um simples trabalho de campo para notar que lá eles têm um orgulho ancestral, uma grande honra e se auto-proclamam de celtas, tal como muitos povos advindo de culturas antigas se colocam e não porque o governo lhes outorgou uma nova cidadania, não por conta da ciência simplesmente, não é pela necessidade de separatismo político e
muito menos pelo aval de alguma ordem iniciática da Era Moderna.
Botorrita: Placa de bronze com inscrição antiga

Contudo as tradições dos povos celtas na península ibérica deixaram mais que artesanato para que os arqueólogos assim catalogassem, deixaram seu conhecimento passado de geração a geração, a arte sábia, a religiosidade, não deixaram igrejas, não deixaram grimórios bem como certificados/ pedigrees para ocultistas encherem seus egos de profunda ignorância.
Os Bruxos Tradicionais advindos da Tradição Ibero-Celta, ou seja, a linhagem celta na Ibéria tem desenvolvido muitos aprendizes pelo Brasil, pois é comum se sentir em casa diante da familiaridade contida em nossos mistérios.
Durante mais de duas décadas, temos visto muitos dedicados, muitos peregrinos se apresentando ao mundo diante da liberdade religiosa, e isto nos mostra com clareza que esta tradição esta mais viva do que se poderia imaginar! É bem difícil para quem vive no mundo mais esotérico entender, pois sua capacidade cognitiva os leva apenas a salões e praticamente igrejas formada por um coro de magistas voltados a ritos formais, regulamentos e papeladas, mas o que devemos mostrar a quem busca com seriedade adentrar pelos caminhos antigos, é que não encontrarão este modelo moderno de ensino, e se existe um colegiado na Bruxaria Tradicional ele foi formado com o intuito de gerar novas técnicas de ensino e poder dar maior respaldo a falta de reflexão gerada por um excesso de dados e informações desconectas.
Um Bruxo Tradicional, seja qual linha for, tem seu foco em conservar o conhecimento, em preservar seus costumes; a religiosidade é tão profunda que não existe a necessidade, a não ser individual, de buscar em outros caminhos religiosos ou práticas mágicas mais subsídio para seu aprendizado.
Para o leitor erudito ficará muito clara a existência da Bruxaria Tradicional Ibero-Celta, pelas provas históricas da existência de celtas na Ibéria, pela arqueologia de artefatos, pelo fator genético, pelo fator cultural, pelo fator folclórico, pela religiosidade, pelo movimento de conservação de práticas, costumes e espiritualidade, pelo grande número de interessados em magia que montam suas escolas iniciáticas na região e tantas outras ações que seriam incabíveis para algo dito como inexistente. Há de se concluir que os que afirmam a sua inexistência, sofrem de miopia intelectual, seja por desconhecerem os fatos acadêmicos ou por negativa ao aprendizado dos mistérios dessa tradição.
Para conhecer mais sobre o que é uma tradição ou mais artigos sobre Bruxaria, vejam nossos artigos e aprenda a separar o lúdico do religioso o esoterismo de crenças antigas.
Abraços Fraternos,

domingo, 8 de janeiro de 2012


                   FESTIVAL DE MACHA.
                                  ESTADO DE GRAÇA.
                                 
                                              

Em momento de total estado de graça refletimos: "Nós, da Tradição Telucama mais uma vez permitimos que a nossa divindade interna nos levasse acima da escuridão do nada perceber e do nada “ser”...
No nosso FESTIVAL DE MACHA fomos conduzidas (o) pelo LABIRINTO DA NOSSA PRÓPRIA LUZ, e então conhecemos a “nós mesmas (o”) através da escuridão produzida por nossa sombra externa. Isto é permitir que a luz interior tenha a liberdade de estar no estado natural de ser, libertando-a das pressões e decisões próprias de ser um humano. É voltar às nossas raízes naturais. É um estado em que confia no universo e aceita que o que quer que esteja sendo emitido como um decreto emocional, um decreto espiritual, um decreto energético, um decreto pessoal. É um “todo” sendo emitido pela divindade interior. Nesse estado de graça, nos permitimos substitui a negatividade e relaxar na nossa própria luz. Buscamos abandonar tudo aquilo que nos sobrecarrega, tudo que  entristece, e permitir que as feridas sejam curadas, e nos concentramos na viagem de volta ao amor.  
Nessa noite em que celebramos a nossa SENHORA DAS GRANDES BATALHAS INTERNAS, tudo  que enxergávamos como bloqueio e negatividade, percebemos que é apenas uma essência molecular que ainda não se mudou para um estado de graça através do amor.
Entendemos que as moléculas de amor podem dissolver obstáculos e mover montanhas. Nada é impossível quando vibramos com a energia viva do amor. E em perfeito amor e perfeita confiança nos entregamos à nossa divindade interior e a mesma criou a conecção com a divindade coletiva com a presença dos nossos Deuses. A GRAÇA FOI ALCANÇADA!
A graça é a energia mais leve que nos faz sentir imediatamente uma elevação. E invocamos a mudança molecular através da introdução da essência do amor – a graça – a PAZ.  
Transformamos tudo que nos parecia ser obstáculos. Buscamos focar as energias da transformação, com os sons dos nossos corações e os sons do amor. É nosso dever e nossa missão manter uma vibração de sintonia afetiva para desenvolver a amorosa – tudo que traga um sorriso, tudo que traga uma risada e uma gargalhada ao nosso coração, e tudo que suavize a nossa tão difícil caminhada.
Nesse FESTIVAL DE MACHA tomamos real consciência da mudança da nossa vida em estado de amor coletivo. Invocamos o estado de graça em tudo que nos cerca: A TERRA.
Tudo na nossa vida é projetado com divindade e pela divindade. É uma expressão divina de um aspecto divino do ser, que está pedindo para ser curado, que está pedindo para ser abraçado, que está pedindo amor. Senão não teríamos obstáculos e bloqueios no nosso caminhar. Quando estamos observando a tristeza na Terra e nos sentimos impotentes para mudá-la, é dado o momento de vencer mais essa batalha e viver o amor coletivo. Mas é preciso um ponto de referência. Precisamos lembrar as doações constantes e continuas de amor que a Grande Mãe a Natureza nos dá a todo o momento.
Quando mudamos a nós mesmas (o), mudamos o resultado das batalhas internas. O nosso estado de graça diz: "Confio no que tenho diante de mim. Confio nas minhas escolhas. Confio em meus Deuses, confio no mundo, confio na Mãe Natureza."
O que vive no nosso interior é a essência da nossa Deusa (o) Guia.  
Observemos as palavras do nosso mundo interno. Observemos nossos pensamentos. Somos absolutamente responsáveis pelas nossas próprias Batalhas Internas e pelo resultado delas.

Ao invocar o estado de graça, precisamos compreender também que dentro do conteúdo molecular da graça estão situadas todas as moléculas de Luz. Simplesmente por usar a palavra graça, dizer graça, falar graça, conhecer uma pessoa chamada Graça, já se invoca a presença da Luz.
Cada vez que um coração se abre, é como se milhões de arco-íris e milhões de rosas se abrissem simultaneamente. Na nossa imaginação, não se pode conceber quanto amor se é capaz de manter, quanto amor se é capaz de sentir. Ainda estamos apenas entrando numa essência de amor contável e mensurável.
Quando o ideal será a infinita lucidez dessa essência.

Nós somos um. Nossos corações são pequenos e sensíveis. Alguns deles estão murchos. Mas nós os seguramos como passarinhos que caíram do ninho da vida. Nós cuidaremos de nós, nos levando de volta à plenitude do amor.
Graça Azevedo / Senhora Telucama
Suma Sacerdotisa do Templo Casa Telucama